Atividades Previstas

·Credenciamento;

·Mesas-Redondas;

·Mini-Cursos;

·Grupos de Discussão e Vivência (GDVs);

·Oficinas;

·Atos Políticos;

·Cine-Psi;

·Manifestações Culturais.

 

Mais detalhes sobre as atividades:

Mesas RedondasCompreendem um debate entre palestrantes coordenado por um mediador responsável pela apresentação de cada debatedor e contagem do tempo das suas apresentações. As Mesas irão versar sobre temáticas relevantes aos campos das Psicologias de vertente Social e Clínica e ao Curso em geral, a saber: Direitos Humanos, Psicologia e Mídia, Ampliação e Integração das Práticas Psicológicas, Bioidentidades, Formação Política na Graduação e o Ato Médico, além da mesa de abertura que leva o nome da Semana e debate a questão de como os saberes e as práticas da Psicologia podem interferir e mudar a realidade.

Programação Cultural – A organização da XXIV Semana de Psicologia da UFC oferece um espaço na programação para a apresentação de diversas modalidades de expressão com o intuito de possibilitar aos participantes entrar em contato com criações artísticas de grupos ou indivíduos.

Cine-Psi – O Laboratório de Psicanálise, o NUCEPEC (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente) e o NUTRA (Núcleo de Psicologia do Trabalho) são núcleos de pesquisa e extensão do Curso de Psicologia da UFC que contêm projetos cinematográficos educativos nos quais apresentam-se filmes que abordam uma determinada temática pertinente ao campo de estudo do respectivo núcleo e posteriormente se realiza uma palestra ou um debate com profissionais especializados no tema. A Organização da XXIV Semana de Psicologia valoriza esses projetos como um ótimo meio educativo e oferece um espaço na programação para que eles sejam realizados ao longo da semana.

Apresentação dos Núcleos, Programas e Laboratórios – Momento de divulgação dos espaços e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão criados pelo Curso de Psicologia da UFC através de seus núcleos, programas e laboratórios, bem como das temáticas discutidas por estes, por meio de banners produzidos pelos próprios.

ENVIO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Apresentação Oral de Trabalho – Com o intuito de melhor conhecermos o que vem sendo estudado, produzido e vivenciado por estudantes dos Cursos de Psicologia ou áreas afins, oferecemos um espaço na programação da Semana para que sejam realizadas trocas dessas experiências.  Poderão ser inscritos trabalhos de natureza teórica e/ou prática e devem estar inseridos em um dos eixos temáticos listados abaixo propostos pela Comissão Científica, que avaliará e selecionará os mesmos. Em cada sessão temática será designado um(a) Coordenador(a) responsável pela organização das apresentações, que terão duração de 15 minutos seguidas de discussão.

As áreas temáticas são: Educação; Saúde; Trabalho; Política e Movimentos Sociais; Ética, Violência e Direitos Humanos; Mídia, Comunicação e Arte; Teorias da Identidade; Processos Comunitários em Territórios Urbanos e Rurais; Aspectos Teóricos e Metodológicos em Psicologia; Avaliação e Testes Psicológicos.

GDV (Grupos de Discussão e Vivência) – Reconhecendo a importância de espaços onde sejam debatidos temas políticos e culturais pertinentes a nossa formação em Psicologia e como cidadãos, a comissão organizadora oferece na programação momentos para que tais discussões sejam realizadas.

O GDV é um formato de trabalho coletivo que aproveita os modelos de Apresentação Oral de Trabalho e de Oficinas no qual procura-se promover discussões e dinâmicas sobre determinado tema atreladas a momentos de vivência e produção do tema debatido, como poemas coletivos, peças, textos, paródias, atos, murais, cines etc., além do encaminhamento de propostas, que também são possíveis e importantes. Nesse espaço é necessário que haja alguém, um (ou mais) facilitador/a presente, para levantar questões e sugerir metodologias para as produções. A carga horária destinada a esta modalidade de atividade será de 3 horas.

Como uma forma de garantir discussões que acreditamos serem de grande relevância para nossa formação enquanto psicólogas/os e Cidadãs/aos e pertinentes ao tema deste encontro, a organização da XXIV Semana de Psicologia da UFC se responsabiliza por convidar alguns facilitadores/as para realizarem GDVs. Acreditamos que, com isso, traremos uma riqueza e diversidade de discussões que, juntamente com os GDVs inscritos por todos/as, construirão uma programação formativa para os estudantes.

Oficina – Espaço destinado à aprendizagem técnica, prática, artística, vivencial e coletiva. Possuirá carga horária de 3h durante uma tarde da Semana. Para a elaboração da oficina, deverá ser apresentada à organização e aos inscritos a ementa da mesma, além de se elaborar sua programação e uma lista do material a ser utilizado pelo grupo. Sugere-se que cada oficina se organize pensando em um público-alvo de 20 pessoas.

Mini-curso – Espaço de exposição teórica sobre um tema que se aproxime da temática da Semana com carga horária de 6h divididas em duas tardes seguidas(terça e quarta/ quarta e quinta). Para a elaboração do mini-curso, deverá ser apresentada à organização e aos inscritos a ementa do mesmo, além de se elaborar sua programação e uma lista da bibliografia utilizada pelo(s) facilitador(es). Sugere-se que cada mini-curso se baseie em um público-alvo de 20 pessoas.